Testosterona – Conheça mais sobre hormônio

Topless muscular man leaning on a gray wallQuando se fala em testosterona é comum logo fazer uma associação com o universo masculino especialmente com questões da sexualidade, porém, esse hormônio tem uma série de outras funções e aplicações. Para te ajudar a compreender melhor tudo o que diz respeito a esse hormônio elaboramos um artigo informativo. Tire as suas dúvidas e saiba como a testosterona é importante para a saúde.

Afinal, o que é testosterona? 

A testosterona é um hormônio presente tanto em homens como em mulheres, porém, como já dissemos é muito comum que seja associado somente aos homens. Nos homens esse hormônio tem um papel crucial para a sua vida sexual uma vez que é quem produz os tecidos reprodutivos como os testículos e a próstata.

Para que serve a testosterona? 

Dentre as funções essenciais que esse hormônio possui no corpo masculino estão a de produzir seus tecidos reprodutivos e também de lhes atribuir características sexuais secundárias como uma voz mais grossa bem como o aparecimento de músculos. Esse hormônio também age de maneira decisiva sobre o desejo sexual masculino.

Como a testosterona ajuda a desenvolver músculos? 

Uma das funções mais conhecidas e comentadas desse hormônio é com certeza a de formar músculos, uma maneira de conseguir isso é usar suplementos para emagrecer. Essa função se deve a capacidade de regular a quantidade de massa magra que o corpo possui e ainda evitar o acúmulo de gordura localizada. Uma coisa interessante é que quando um homem começa a desenvolver os famosos pneuzinhos pode ser sinal de que está com baixa produção de testosterona.

Quais são os sintomas de baixa testosterona? 

baixa-de-testosterona

Uma das principais dificuldades de saúde que um homem pode enfrentar é estar com quantidade baixa de testosterona no seu organismo. É possível saber que a produção está fraca a partir da identificação de alguns sinais como excesso de fadiga, estar demasiadamente estressado, sensação de depressão, dificuldades sexuais como disfunção erétil, menos desejo sexual entre outros.

Atenção 

Ter baixa produção de testosterona no organismo pode representar o aumento das chances de desenvolver doenças como osteoporose e Alzheimer. 

Dicas para aumentar a produção de testosterona 

Para quem acha que está com a produção de testosterona baixa a dica é realizar atividades físicas regulamente bem como ter uma alimentação equilibrada. Quando você cuida bem do seu corpo consegue que ele trabalhe com assertividade para desempenhar as suas funções. Vale a pena ficar atento para que a sua saúde esteja sempre em ordem, cuide-se bem.

Recommended Reading

Discuss

Your email address will not be published. Required fields are marked *